domingo, 1 de setembro de 2013

Tensões musculares respiração e Pilates: você sabe respirar?

A respiração é um processo natural de conduzir oxigênio aos pulmões, porém, a maioria de nós não respira corretamente, muito menos na execução de atividades físicas. Estamos tão acostumados com as nossas atividades diárias que não percebemos que podemos melhorar nossa capacidade respiratória ao respirar melhor. Mas o que é respirar corretamente? No Pilates, aprendemos que devemos realizar uma respiração mista (diafragmática e apical) deixando as costelas se abrirem lateralmente permitindo a expansão lateral dos pulmões. Isso porque, a maioria de nós, no dia-a-dia, realiza inspirações geralmente curtas e tensionamos regiões que são muito pré-dispostas à tensões musculares, ou seja, a cintura escapular. 
Você com certeza já sentiu ou sente dores nos ombros ou costas quando fica muito tempo sentado em frente ao computador por exemplo, principalmente se não pratica alguma atividade física ou postural e permanece nessa postura por longas horas. Isso porque a cintura escapular, que inclui os ombros, é uma região anatomicamente instável e por realizarmos muitas atividades manuais e multi-axiais (em diferentes direções), a tendência é sobrecarregarmos a musculatura dessa região. Se não prestarmos atenção na forma como respiramos, o que geralmente acontece, sofremos então com esse tipo de dores. Óbvio, uma musculatura fraca e sobrecarregada, pouca força em paravertebrais, abdominais e outras musculaturas posturais nos trazem um padrão respiratório nada adequado! 
Trabalhando a respiração corretamente (mista e lateralmente sem tensionar a região superior do tronco), o processo da respiração reduzirá as tensões já existentes e aumentará o fluxo de oxigênio para os músculos melhorando também a força abdominal. 
No Pilates aprendemos também como realizar a contração abdominal durante as respirações (abaixando as costelas e fechando-as e não "encolhendo a barriga"). Isso porque o abdome é o nosso centro de força e equilíbrio. A partir dele que podemos realizar com controle vários movimentos! Observando ginastas ou dançarinos realizando grandes performances ou incríveis passos de ballet, podemos ver músculos bem torneados, curvaturas da coluna adequadas, posições de ombros perfeitas e abdomens extremamente definidos. São pessoas que possuem músculos fortes, resistentes e flexíveis e um ótimo equilíbrio. Isso só é possível porque estas pessoas possuem muita força abdominal. No ballet, assim como no Pilates, existe a preocupação com a postura e respiração durante o treinamento. As grandes escolas de ballet e grandes companhias de circo como o Cirque du Soleil, possuem preparadores físicos e até mesmo fisioterapeutas. 
O Pilates é uma atividade que requer muito cuidado com a biomecânica corporal e atenção à respiração e controle dos movimentos. Por isso, se você encontrar algum studio onde esses princípios não forem aplicados, digo com convicção de que nesse lugar não aplica-se o método Pilates. O método é ideal para quem pratica danças em geral assim como outras modalidades esportivas. Além de tudo que ja falamos, fornece ótima consciência do próprio corpo, primordial para a execução de movimentos simples e complexos, diminuindo riscos de lesões e claro, melhorando a resistência de forma global.

Abaixo para vocês uma foto antiga da prática do Pilates: